Perguntas Frequentes
(11) 93045-1648 (24hs por dia)
Horário de Atendimento (escritório):
Seg. a Sex. das 8:00hs às 18:00hs
Formulário de Contato

Perguntas Frequentes

Definição de Ativo Fixo:

Ativo imobilizado é, basicamente, o conjunto de bens e direitos que a empresa necessita para funcionar, portanto o que caracteriza o Imobilizado é a finalidade da aplicação, ou seja, ser o bem ou o direito destinado à exploração do objeto social e à manutenção da atividade empresarial. Assim, no Ativo Imobilizado incluem-se:

Ativo tangível: que possuem expressão física, é mantido para uso na produção ou fornecimento de mercadorias ou serviços, para aluguel a outros, ou para fins administrativos; exemplo: imóvel, móveis, equipamentos, etc.


Ativo intangível: embora não possuam existência física, representam uma aplicação de capital indispensável aos objetivos da empresa e cujo valor reside em direitos de propriedade, exemplo: marcas, patentes, direitos autorais, etc.

Qual a importância de controlar um Ativo Fixo?

O controle do ativo imobilizado pode fornecer conhecimento adequado sobre esses bens, proporcionando uma visão da situação real da organização, e auxiliando nas decisões estratégicas.

Um bom controle dos ativos pode reduzir o número de furtos e desvios do bem de uma empresa ao criar uma cultura de cuidado com os bens e aumentar a rigidez diante do controle e monitoramento do patrimônio.

Ter conhecimento sobre o valor patrimonial da empresa garante que ela estará preparada para operações que podem ocorrer futuramente, como fusões, aquisições, cisões, entre outras.

Ao cumprir uma exigência fiscal, a empresa que realiza o controle do ativo imobilizado facilita os questionamentos de auditorias internas e independentes, bancos, exigências licitatórias, entre outros, e consequentemente, facilita, também, essa atividade para ela.

A determinação das reais taxas de depreciação pode afetar diretamente no cálculo dos impostos, contabilizando errado o custo final dos mesmos.

Ter conhecimento sobre a taxa de quebras e obsolescência é estratégico para os gestores na hora de planejar o fluxo de caixa da empresa, pois ao possuir uma média desses valores, é possível planejar melhor os gastos relacionados à cada equipamento.

A revisão das vidas úteis econômicas do imobilizado adequa o tempo de vida útil dos bens, influenciando nos investimentos que uma empresa precisa planejar e interferindo no seu fluxo de caixa. 

Para um bem ser considerado Atixo Fixo, ele deve atender algumas características:

O bem deve ter valor superior ou igual a R$ 1.200,00 ou de vida útil superior a um ano.

A Vida útil fiscal está previsto na IN-162/298 e a vida útil econômica é determinada pela empresa através de um estudo suportado em Laudo, de acordo com seu uso e sob uma determinada condição ambiental, exposição ao trabalho, etc.

Por que devo contratar o serviço de uma empresa externa - MIAFI?

Por somos especialistas, oferecendo o melhor serviço para a contribuição dos resultados da empresa e as informações necessárias para a tomada de decisões que podem contribuir de várias formas para que a empresa economize recursos, o benefício fiscal da depreciação e da recuperação de créditos tributários são os mais tangíveis e por si só muitas vezes já justificam o investimento, além da economia de tempo. MIAFI tem realizado 100% de Inventários de Ativos Fixos, utilizando software eficiente para atender todas as etapas e exigências do controle patrimonial. Além da vasta experiência de 33 anos do seu diretor que atua diretamente na supervisão de cada projeto. Equipe treinada, com mais de 10 anos de experiência e com total garantia do resguardo das informações dadas em confiança.